Home » Eventos » Gilberto Gil faz show de abertura do São João da Bahia 11/06 ENTRADA FRANCA

gilberto gil faz show de abertura de festa em salvador bahiaNoite de São Gil – em Salvador
FÉ NA FESTA, NOVO DISCO DE GILBERTO GIL, É TODO DEDICADO AOS FESTEJOS JUNINOS.

Gilberto Gil está faceiro com o tema de seu novo disco. Nascido no dia 26 de junho, o cantor e compositor sempre comemorou seu aniversário em meio aos festejos dos santos do mês: Antônio (13), João (24) e Pedro (29). A devoção às festas juninas e à “família do baião” está nas 13 faixas do novo trabalho do ex-ministro da Cultura – um dos mais deliciosos álbuns da carreira de Gil.

Primeiro disco com músicas novas desde que Gilberto Gil, 67 anos, deixou o Ministério da Cultura, em 30 de julho de 2008, Fé na Festa reúne um punhado de baiões, forrós, xotes e xaxados de alguma forma ligados às festas juninas. O repertório quase todo autoral inclui nove faixas inéditas. Apenas três temas não são de Gil: Aprendi com o Rei (homenagem de João Silva a Luiz Gonzaga, o rei do baião), A Dança da Moda (de Luiz Gonzaga e Zé Dantas) e Maria Minha (de Targino Gondim e Eliezer Selton). Já Norte da Saudade – do disco Refavela, de 1977 – ganhou novos arranjos.

O universo dos ritmos nordestinos e das comemorações juninas não é estranho a Gil: o artista passou a infância em Ituaçu, no norte da Bahia, em meio à caatinga e à cultura sertaneja. O músico relembra que tinha 10 anos quando assistiu a um show de Gonzagão na Praça da Sé, em Salvador:

– Dali em diante eu pirei e pedi para minha mãe deixar eu estudar acordeom.

Se os gêneros musicais que chama de “família do baião” sempre estiveram presentes no trabalho de Gil, o mergulho de Fé na Festa nesse estilo atende a uma vontade de repetir a experiência da trilha sonora que compôs para o filme Eu, Tu, Eles (2000), de Andrucha Waddington, que incluía o sucesso Esperando na Janela. Incentivado por um violão com afinação diferente que ganhou de Seu Jorge, Gil começou a escrever as músicas – depois de ter declarado há dois anos que compor não o fascinava mais. O músico voltou no ano passado a reunir uma banda de forró (zabumba, sanfona, triângulo e rabeca) e lançou-se ao projeto, que traz também uma novidade em sua carreira: o trabalho é patrocinado por uma empresa privada, a Natura, que bancou a gravação, o lançamento e a turnê.

– A indústria fonográfica está falida, essa forma de ser bancado por uma empresa é uma alternativa – justifica Gil, que é filiado ao Partido Verde, cujo candidato a vice-presidente nas eleições, Guilherme Leal, foi presidente da Natura.

A turnê de Fé na Festa começa oficialmente na próxima sexta-feira, na noite de abertura do São João na Bahia, na Praça Castro Alves, em Salvador, e segue pelo Nordeste – no dia 26, por exemplo, Gil vai cantar para si o “parabéns-baião” Vinte e Seis em Jequié, cidade baiana que costumava visitar na infância. Em julho, leva a festa para a Europa, em uma série de 15 shows batizada de For All.

Em Fé na Festa, Gil diverte-se com a tradição das letras de duplo sentido erótico do forró em músicas como Assim, Sim (“Ocê vai me comer, vai me saborear”) e Maria Minha (“Vem ficar na rede que eu armei pra nós se amar / Vem se balançar / Brincar de vai-e-vem”); inspira-se no sucesso do Carnaval baiano Vale Night, do grupo Asa de Águia, na safada O Livre-Atirador e a Pegadora; estreia a parceria com Vanessa da Mata na brejeira Lá Vem Ela; e abre com a música-título, espírito do disco: “Eu, eu e o sertão / Tu, tua emoção / Nós, nós e o São João”.

Fonte: ROGER LERINA – jornal de Santa Catarina

LEIA MAIS:

O cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil será a principal atração da noite de abertura do São João da Bahia, em 11 de junho. O anuncio foi feito hoje pelo secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva. Além de Gil, Cicinho de Assis e a Banda Estakazero completam a programação da noite.

Este ano, a folia junina em Salvador acontece durante os dias 11,12,18, 19, 23, 24, 25 e 26 e contará com três pontos: Praça Castro Alves; Praça Municipal; e as ruas e praças do Pelourinho.

Na praça do poeta, grandes nomes da música brasileira se apresentarão durante oito noites do mês de junho. Estão confirmadas as presenças de Elba Ramalho, Targino Gondim, Geraldo Azevedo, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Del Feliz, Sandro Becker, Cicinho de Assis, Alceu Valença, Alcimar Monteiro, Reginaldo Rossi, as bandas Trio Nordestino e Estakazero e muito mais.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!