Home » Beleza & Saúde, Destaque » Cosmetofood você sabe o que é isto?

supermercado2

Ficar mais bonito(a) e manter-se jovem é possível graças à “cosmetofood” ou dermonutrição, alegam fabricantes de iogurtes, refrigerantes e outros alimentos com supostas propriedades cosméticas –uma afirmação contestada por especialistas.

A “cosmetofood” apareceu na Europa há 15 anos. Na França, por exemplo, há cerca de 30 produtos –bem menos do que na Ásia, onde se pode contar 2.500 (especialmente no Japão)–, afirma Béatrice de Reynal, presidente da agência de consultoria Nutrimarketing.

“É algo inerente à cultura asiática”, completa Jean-Marc Lévy, diretor do setor de marketing da agência Jumpfrance.

Na França, um iogurte enriquecido com vitamina E, ômega 6 e antioxidantes que promete “uma pele mais saudável e bela”, é um bom exemplo de “cosmetofood”.

No Japão, há balas com colágeno que prometem “lábios mais cheios” e uma pele sem rugas. Há outros alimentos que, segundo os fabricantes, seriam capazes de branquear a pele.

No mercado europeu aparecem chocolates antioxidantes, refrigerantes destinados a frear o envelhecimento da pele ou sopas “cútis radiante”.

Nos Estados Unidos, um fabricante propõe água engarrafada sustentando que seus efeitos permitem evitar as injeções de botox.

“90% da oferta de ‘cosmetofood’ carece de fundamento científico”, afirma Béatrice, para quem há “muito de efeito placebo” em tudo isso.

Segundo estudo realizado pela associação francesa de consumidores UFC-Que Choisir, o citado iogurte enriquecido com vitaminas não tem efeitos significativos sobre a pele.

Olivier Andrault, da UFC-Que Choisir, explica que a “cosmetofood” não passa de um recurso publicitário. “As causas são financeiras, apesar de se adaptar perfeitamente às expectativas dos consumidores dos países ricos, nos quais a aparência pessoal é considerada primordial”, diz o representante da associação.

1 Comentário to “Cosmetofood você sabe o que é isto?”