Home » Notícias, Turismo » Salvador vai ganhar Oceanário, Palco Articulado e novo Terminal Marítimo

oceanario

A Bahia vai ganhar nos próximos anos três novos equipamentos turísticos: o Oceanário de Salvador, o Palco Articulado do Pelourinho e o novo Terminal Marítimo (antigo cais da Bahiana). Os projetos, já aprovados pelo Ministério do Turismo, têm recursos garantidos e serão licitados nos próximos meses. Juntos, os três novos projetos somam mais de R$ 11 milhões de investimentos, provenientes do governo federal e contrapartida do Tesouro do Estado.

O Oceanário de Salvador também vai beneficiar a população local com o desenvolvimento de programas educativos e ambientais. O Termo de Referência que vai subsidiar a licitação do projeto prevê a sua elaboração em duas etapas. Na primeira serão realizados estudos preliminares de localização, viabilidade econômica e de impactos ambiental, de tráfego e de vizinhança.

Os projetos de arquitetura e engenharia para o Oceanário de Salvador devem seguir a definição de oceanário adotada pelo Ministério do Turismo. Segundo este conceito, trata-se de um espaço destinado à visitação, entretenimento, estudos e pesquisas, que reproduz a diversidade dos seres vivos que habitam o oceano global. O projeto arquitetônico e urbanístico vai reproduzir a diversidade de toda a zona costeira da Bahia. “Do mar aberto e da superfície ao fundo, considerando as suas várias divisões, baseadas em critérios de penetração de luz, profundidade, temperatura das águas, estrutura geológica, entre outros”, acrescenta Tramm.

No segmento do turismo náutico, está prevista a requalificação do Terminal Marítimo, antigo cais da Companhia de Navegação Baiana, localizado no bairro do Comércio, em frente ao Mercado Modelo. Com a reforma e ampliação, o terminal vai receber uma estrutura para oferecer mais conforto e segurança aos usuários. Principal ponto de partida para o turismo na Baía de Todos-os-Santos, diariamente, o local recebe embarcações com destino ao Forte de São Marcelo, Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo, Cachoeira e Maragojipe.

Já o Pelourinho, um dos principais cartões-postais de Salvador, vai ganhar um Palco Articulado, a ser instalado nos arredores da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde acontecerão shows e manifestações culturais.

Fonte: mercadoeeventos.com.br

2 Comentários to “Salvador vai ganhar Oceanário, Palco Articulado e novo Terminal Marítimo”

  1. JA ESTAMOS EM 2012, CADE ELE?

  2. Espero que não fique só na promessa.
    E a verba não desapareça desapareça!